quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Trabalhador Brasileiro


Reunião do bom dia em uma empresa qualquer de Campina Grande - PB.
Gerente:
- Gostaria de informar a todos os funcionários, que no próximo sábado (15/11 - Feriado Nacional referente à Proclamação da República), nossa loja funcionária com carga horária normal. Todos as empresas fizeram um acordo com o Sindicato dos Comerciários para que não seja cobrada multa por funcionamento, como também para que a jornada de trabalho não seja contabilizada como hora extra. Decidimos fazer isso, levando em consideração a atual crise financeira que está afetando todo o comércio. A diretoria agradece a compreensão de todos.

Reunião finalizada todos os funcionários saem da sala sem sequer questionar o fato de trabalharem em um feriado sem receber hora extra e sem ter direito a um dia de folga. É importante lembrar que na mesma reunião foi mencionado que prováveis demissões poderão acontecer caso a crise não seja solucionada. Quem questionaria? Mais uma vez empresas utilizam-se de ameaças para explorar seus funcionários, e o velho ditado reina imperioso: "manda quem pode, obedece quem tem juízo".

E o sindicato? A quem defende? A quem fiscaliza? Minha impressão é que deixou de ser órgão de fiscalização dos direitos dos trabalhadores e passou a ser instrumento de troca de favores "inocentes" entre seus dirigentes e empresários.

Viva o trabalhador brasileiro!

5 comentários:

Ed Félix disse...

Faltou dizer que os trabalhadores correm o risco de serem engolidos pelas engrenagens da fábrica, além de sofrerem influências constantes em seu comportamento fora da empresa. Outra vez, um saiu parafusando os botões do vestido de uma senhora que passava pela rua. Modern Times! Modern Times!

Unknown disse...

Há muito tempo que os sindicatos vivem 'ganhando' com a troca de favores entre empresários.
E para nós, os funcionários, é só o famoso "migué".

Lamentável, mas é o Brasil.

maga disse...

não trabalhei, prefiro ñ comentar!

Unknown disse...

Andre

Tem uma brincadeira meme lá no meu blog para você! passa lá e participa ok!

Mapas do acaso disse...

Lamentável a situação. E quem gostaria de ficar desempregado em um país onde nem empregos há?


Lamentável²

Beijos
www.lizziepohlmann.com